terça-feira, 30 de novembro de 2010

proteinas e Doenças relacionadas

Proteínas e doenças cardiovasculares

Pensava-se que as dietas ricas em proteínas eram prejudiciais para o coração, mas os estudos mais recentes mostraram que ingerir grandes quantidades de proteínas não causa qualquer problema cardíaco, pelo contrário.
É possível que comer maiores quantidades de proteínas, especialmente se forem de origem vegetal, ao mesmo tempo que cortamos nos carboidratos pode ser benéfico para o coração.

Proteínas e diabetes

As proteínas resultantes do leite de vaca também eram acusadas de desenvolver diabetes de tipo 1 (dependentes de insulina), mas os últimos estudos demonstram resultados inconclusivos e inconsistentes.
A quantidade de proteínas na dieta não afecta negativamente o desenvolvimento da diabetes de tipo 2, mas aqui os estudos continuam a avançar lentamente.

Proteínas e cancro

Também não existe nenhuma evidência de que ingerir muita ou pouca proteína tenha efeitos no risco de cancro. Apesar disso, comer carne vermelha (com muitas quantidades de proteínas) está ligado ao aumento do risco de cancro no cólon.

Proteínas e osteoporose

A digestão das proteínas liberta ácidos que são neutralizados pelo corpo através do cálcio e de outros agentes presentes no sangue. Comer muita proteína consome muito cálcio e algum dele pode vir dos ossos. Por isso, consumir muita quantidade de proteínas por largos períodos de tempo, pode enfraquecer os ossos. Apesar disso, os estudos também não são completamente conclusivos.
Alguns estudos sugerem que o aumento de proteínas aumenta o risco de fracturas ósseas, enquanto outras associam as dietas ricas em proteínas com o aumento da densidade de minerais nos ossos.
Como se vê, as proteínas estão ainda a ser estudadas pela comunidade científica e ainda não existem respostas definitivas sobre muitos dos efeitos provocados pela ingestão excessiva de proteína.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário